Empatia não é gelatina – O problema dos instantâneos

A par de polaroids, poucas são as coisas instantâneas que me sabem bem (e aproveito aqui para clarificar que não tenho por hábito comer polaroids). Retiro talvez da lista gelatina e, ainda assim, o conceito de instantâneo perante algo que tem que ir para o frigorífico umas horas antes de ser comido (apesar daquilo bebido em cházinho também ter os seus encantos).

O que não entra de certeza na lista é “empatia” e, por associação, os empáticos instantâneos. Poderá ser da minha natureza algo defensiva mas malta que automaticamente construiu uma relação de anos nas trincheiras após nos conhecermos há meia hora, a mim faz-me alguma urticária e pouca vontade de abracinhos e palavras de ordem estilo “És o maior pá”. Prefiro mil vezes mais gelatina, mas nada daqueles sabores estranhos que agora gostam de inventar, tipo papaia e ensopado de cabrito.

2 pensamentos sobre “Empatia não é gelatina – O problema dos instantâneos

  1. o que acontece é existir um “bom pressentimento” sobre essa pessoa e a vontade de, logo ali, fazer parte da sua vida. alguns estão tão necessitados que passam as etapas (que tanta piada têm) para os convidar logo para a ceia de natal. nao fazem por mal. a empatia acontece cada vez menos, especialmente quando se diz gostar de gelatina.

    • Não é fácil (não me refiro a gostar de gelatina) gerir expectativas futuras em relação a pessoas que basicamente se desconhecem ou se sabe muito pouco. Acredito plenamente que depende de cada personalidade, há pessoas mais abertas que não se importam minimamente de abrir as portas da sua vida a outros desde um primeiro momento, mesmo que depois paguem por isso e há também quem peque por ser demasiado fechado nesse aspecto e nunca deixar avançar por esse círculo.

      Longe de mim querer julgar quem vá por caminhos diferentes dos meus, mas pagando ou não por isso há mesmo malta que me faz uma certa urticária nesse aspecto da amizade instantânea em pó e se calhar não é pela pessoa em si, mas mais pela atitude que demonstra.

      Lá vou aprendendo, seja como for 😉

Tens a certeza disso que dizes?

