A angústia da lista de Scorsese

Li no Público que Martin Scorsese respondeu ao pedido de um jovem entusiasta/estudante de cinema que lhe pediu indicações de filmes para melhorar a sua “educação cinematográfica” com uma lista.

868997

Sabendo que as listas têm o problema que têm – podem sempre ser acusadas de redutoras, que lhes falta isto ou que lhes escapou aquilo, são uma visão parcial de uma área rica e gigantesca como o cinema – esta lista causa-me alguma angústia.

Não tenho ambição de cinéfilo-mor, mas sou uma pessoa que lhe dedica bastante tempo. Infelizmente fiquei recentemente sem o amigo a quem mais recorria e a quem reconhecia um saber muito acima da média nessa área, com o bónus essencial de que não era elitista ou centrado unicamente em panoramas intelectuais ou “filmes que fica bem dizer que se viu”. O que quero dizer com isto é que, compreendendo perfeitamente a recomendação de Scorsese, focada no cinema europeu e japonês, indo buscar às raízes e fazendo com que o filme mais recente dessa lista seja quase da minha idade – algo que faz pleno sentido para um jovem americano à procura de referências.

Devo ter visto talvez pouco mais de um terço dessa lista, contudo fico essencialmente angustiado não porque me faltam ver cerca de dois terços, mas porque acho que me falta ver muito mais. Se tiver em conta todo o universo anglófono para trás de 1979 que falta na lista e a mim, para não falar nos europeus que ali faltam e depois somar o boom de produção cinematográfica a partir dos anos 80 no mundo inteiro, lá vem a constatação que na volta devemos ficar contentes por termos acesso a uma poule microscópica, para não ficarmos deprimidos pela vastidão do que nos escapa.

E é por essa mesma razão que aqueles livros de 1001 cenas para fazer/ver/ler/ouvir antes de morrer, incluindo os que lá estão em casa, me deixam cada vez mais raivoso. Obrigadinho Scorsese, que bela prenda me arranjaste.

Tens a certeza disso que dizes?

