Preto e branco a la Jonathan Glazer

Ainda antes de trabalhar em publicidade já via anúncios. Mas, como tudo o que se torna alvo de defeito de observador profissional, é natural que os visse de forma diferente mas não sei bem ao certo de que forma os via e também não há maneira de ir ao passado perguntar-me essas questões.

Contudo, há algo que sei, no cruzamento entre a estética e o valor da história há coisas que me ficam para sempre na cabeça. E do Jonathan Glazer é muito difícil que me esqueça, mesmo que ele agora ande a realizar filmes que não me seduzam particularmente. Tal como Spike Jonze ou Michel Gondry (com a diferença que estes dois têm carreiras cinematográficas mais consistentes), o tio Jonathan fez crescer a sua reputação a realizar videoclips e spots de publicidade. E este é possivelmente o primeiro de que me lembro:

Para mim é o cruzamento perfeito entre a metáfora que se tira do anúncio, a estética, a sonorização e a transposição entre aquilo que terá sido o guião e o trabalho do realizador a dar vida ao mesmo. E, com a nuance de preto e branco que a mim me delicia.

Quem estiver interessado, pode usar o link inicial para ver outros trabalhos, para vários gostos, cores e feitios. Mas, os que vos deixo nesta pequena colheita são todos a preto e branco a la Jonathan Glazer, como eu gosto de dizer.

Tens a certeza disso que dizes?

