A correr nem o rei da minha rua consigo ser

Das várias vezes que escrevi sobre a minha ligação com a corrida, deixei sempre bem claro – corro porque me dá gozo e, em termos de superação, corro porque gosto de (re)descobrir os meus limites. Não corro para perder peso, para me sentir enquadrado nas tendências, nem corro sequer como forma de doutrina quase religiosa da vida saudável.

Também é verdade que, para já, não me vejo a ir tão longe como este homem, que em menos de um ano passou da primeira maratona a uma ultra de 80kms Douro acima e abaixo, com todo o esforço, dedicação e preparação que isso exige se não nos queremos transformar em mortadela fatiada e estropiada, pelo menos de forma mais permanente.

Além disso, também não me vejo como outros amigos que tenho e que todas as semanas estão a fazer uma prova algures, sejam 40kms de Trail em Mogadouro, seja a Meia Maratona de Santiago do Cacém na semana a seguir. Gosto de ir escolhendo as minhas provas, espaçadamente, pois também me dá gozo a corrida sem objectivos competitivos.

No entanto, verdade seja dita, sou uma pessoa competitiva e já há algum tempo que uso a aplicação Strava para correr. Esta aplicação, de entre as milhentas que existem para auxiliar a controlar registos/ritmos/percursos de corredores, tem a vertente engraçada de definir segmentos dentro de cidades e locais e, dentro deles, eleger os melhores tempos dos corredores que por lá passam e que também usam a aplicação. Por norma, não forço a barra para subir nos rankings, se a coisa se proporcionar dentro de um treino normal, melhor ainda. Mas, há que confessar que já acelerei num segmento ou outro, só para ver até onde chegaria na tabela.

O problema, se é que há um problema, é que vivo e treino por norma numa área bastante populada em termos de corredores de boa cepa (Campo Grande – Cidade Universitária), o que torna virtualmente impossível sonhar com ser o “rei” de certos percursos. Se conseguir ser um peão ou uma torre no grande xadrez do tabuleiro de corrida já será uma sorte. Mas aceito a coisa com desportivismo, mesmo que às vezes jure “Este palhaço deve ter feito o percurso de bicicleta, a correr isto não é humano”.

Portanto, estou a pensar expandir-me e se porventura também usam o Strava e correm por Lisboa, por favor recomendem-me percursos, ruas, vielas ou becos, onde o corredor em 1º lugar tenha o ritmo de um idoso que se mova de andarilho. Já que não consigo ser o rei da minha rua, talvez me decida a ir gastar sola para outras freguesias.

9 pensamentos sobre “A correr nem o rei da minha rua consigo ser

  1. Cria os teus próprios segmentos depois de um run! 😀 Eu sou rei de alguns em Monsanto, basta que sejam suficientemente compridos, tipo um loop de 2km e só com muito azar é que te passa lá um Esquilo madrugador. Também era o rei da volta ao INATEL, mas acho que alguém me tirou esse PR ^_^
    e na belavista, o Triângulo da Belavista 🙂

    • Isso não é uma feature Premium? É que eu ainda sou uma espécie de mitra a ponderar se um dia o deixarei de ser (tenho agora proposta de um free trial por 30 dias, que estou a deixar esticar a ver se aceito e ainda apanha a Maratona do Porto).

      Eu acho que só sou rei num troço qualquer da mata de Alvalade e mesmo assim, deve ser porque não passa lá muita gente.
      Os Esquilos são demasiado madrugadores (e rápidos) para eu me dispor a ir lá bater-me pelo mato. Ainda assim no fim de semana passado andei lá em circuito simples.
      Nem me fales em Triângulo da Belavista, na terça feira passei lá pela fresquinha e, já tinha um pé esfolado que nessa altura mais esfolado ficou. Tive de voltar em registo corre anda para não ter meio bife, meio pé (sim, eu sei, comparado com as peripécias da ultra isto sao coisas para meninos).

Tens a certeza disso que dizes?

