Morrissey, aquele homem não tão charmoso

Se não voltar a acontecer o efeito “cancelamento”, Morrissey dá hoje um concerto em Lisboa e eu não vou. A minha relação com The Smiths e, posteriormente, com Morrissey é feita destas coisas, avanços e recuos, finca pés e lições que ninguém quer aprender.

550w_odd_morrissey_cat

Era novo demais para compreender a riqueza lírica dos Smiths no seu auge, embora musicalmente não os achasse nada do outro mundo. No entanto, temas como “This Charming Man”, “Girlfriend in a coma”, “The boy with a thorn in his side” ou “How soon is now” foram ficando na cabeça e, mais tarde, acabei por percorrer a discografia dos senhores com outra atenção e perceber a influência do senhor personagem que é Morrissey.

O final da banda não me fez mossa mas, como em todo os casos de figuras polarizadoras, Morrissey ficou sempre no radar. Acho que ele cultiva o lado de personagem, mas acho que também o faz muitas vezes de forma inteligente e, não sendo um grande talento vocal, é alguém que sempre se soube posicionar no contexto musical. Entre os trabalhos a solo, gosto imenso do álbum “You are the Quarry”, que tem a dose de ironia e ambiguidade certa para lhe assentar que nem uma luva.

Estive para ir ver o concerto que foi cancelado e levei um banho de água fria. Não estava à espera de grandes interpretações ao vivo, mas ia na expectativa do “espectáculo Morrissey”, ver o comportamento do senhor ao vivo, confirmando créditos de personagem ou deixando cair o mito na indiferença.

Desta vez, sou eu que lhe dou a banhada e não vou ver, birra talvez, mas ponderada e decidida a frio. No entanto, espero que o concerto seja bom e dê origem a histórias que confirmem o mito – Morrissey não é um homem charmoso, mas não poderia ser de outra maneira. E, se tal acontecer, talvez ajustemos contas lá mais à frente.

 

Anúncios

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s