Há quem desespere antes da espera

Convivem em mim duas naturezas diferentes e talvez contraditórias: tenho a ideia que sou uma pessoa bastante paciente, no grande cenário das coisas, mas sou um tipo que, no quotidiano, odeia a sensação de esperar.

Talvez “ser paciente” e “gostar de apanhar secas” não sejam uma e a mesma coisa mas, se começar a fazer contas a tudo aquilo que quero fazer e o tempo que perco a fazer coisa nenhuma, esperar 10 minutos por um autocarro para um percurso de 15 minutos fica muito perto de me parecer um absurdo. E lá vou fazer 25 minutos a pé, vendo esse mesmo autocarro a passar por mim cinco minutos antes de chegar ao meu destino. Na realidade anulei a sensação de espera mas por outro, cheguei efectivamente mais tarde.

É possível que a irritação que nasce da noção de “vamos ter que esperar” cause em mim uma antecipação da espera tão ou mais custosa que a espera em si. É como aqueles combinações que se fazem com pessoas que já sabemos que vão sempre chegar atrasadas mas que, apesar de tudo, ainda temos a ínfima (e distante) esperança que desta vez seja diferente. Ou aquele sítio a que temos de ir já com a certeza que vamos perder horas de vida à espera de algo que é apenas uma obrigação. Esperamos porque sim, apenas porque não há forma de dizer não.

Mas, seja lá como for, o factor “espera” está intrinsecamente ligado às nossas vidas, seja lá em qual das suas infinitas vertentes for. Diria “Olha, paciência”, mas continuo a dizer que ser paciente é outra história que não apenas esta. Prefiro ficar assim, sem resposta a algo que não é uma pergunta, até porque esperar por ela seria transformar este texto numa pescadinha de rabo na boca.

E eu não gosto de esperar por fritos.

Tens a certeza disso que dizes?

