Como antecipar uma longa viagem de comboio

Não viajo regularmente de comboio, pelo que quando tenho em perspectiva uma longa viagem neste meio fico sempre apanhado pela “síndrome do viajante que vai ter de preencher umas horas”. Para quem viaje regularmente de comboio, se calhar esta sensação só se resume a viagens de avião mas, no meu caso, os meios são quase equiparáveis.

Primeiro que tudo, gosto de viajar tanto de avião como de comboio e não fico enjoado em qualquer uma das situações, o que me permite ler, ver filmes e todo um conjunto de actividades lúdicas que se podem proporcionar em viagens longas. Só não sou à prova dos enjoos causados por companhias indesejadas, pelo que tento evitá-las.

Aliás, seja em trabalho ou em lazer, a companhia é a primeira coisa de que me ocupo. Será sozinho ou posso escolher quem vai comigo? Se não puder escolher e não me agradar a companhia, como barricá-la num universo paralelo em que não me estrague a viagem? Tudo dilemas que é conveniente ter em conta, especialmente se forem tão maquiavélicos como eu.

Tratado isso, passa a questão do tempo – dormir é bom, mas normalmente as viagens de regresso podem ter esse plano de emergência, nas idas gosto de aproveitar melhor o tempo. Entre ler, escrever, ver algum filme/série em atraso ou, simplesmente, desfrutar de uma boa conversa, não há que ter horários e esquemas definidos, mas sim ter opções para o que fluir melhor na altura. Até porque sou um tipo que nunca conseguiu usar uma agenda de forma consistente ao longo da vida. E acreditem que tentei e muitos tentaram que eu tentasse, sem grandes resultados.

Dizem que em muitas coisas o importante é apreciar a viagem e é isso que pretendo fazer, mas não levo carpe diem na bagagem, que tenho pouco espaço e prefiro levar mais um par de meias e ténis que aguentem uns bons quilómetros.

 

Sábado espera-me uma longa viagem de comboio, mas pelos melhores motivos e a síndrome pode vir, que estou preparado.

Tens a certeza disso que dizes?

