Morte à página pessoal do Casal X ou da Família Y no Facebook

Compreendo perfeitamente as razões para abominar redes sociais e não considero que, quem não queira lá estar (em especial no Facebook), não continue a ser uma pessoa de pleno direito. Aliás, acredito até que um bebé que nasça e cresça sem uma única foto colocada pelos seus pais no Facebook continua a existir e não passa a ser apenas um mito. O que eu não compreendo são aquelas páginas de Facebook que existem e que são de propriedade colectiva, apesar de serem perfis individuais, assim estilo Tânia&Virgulino, FamíliaRodovalho ou XanaZéTóePiriquito.

Não compreendo porque, se temos pachorra para fazer um perfil ou para navegar no ócio por vezes lamacento do Facebook, então também devíamos respeitar a individualidade e confiar no bom senso de cada um (sim, eu sei, bom senso e redes sociais nem sempre andam de mãos dadas). Se eu sou amigo do ZéTó, posso não partilhar a mínima afinidade com a Xana e não estar muito interessado em ver fotos do Piriquito. Por outro lado, se os posts da dupla, tripla, quadrilha sertaneja não vierem assinados, como é que eu sei se não se trata só de esquizofrenia?

Para além de toda esta panóplia de conflitos de interesse, a história de “falta de tempo” ou “é mais fácil gerir as coisas”, é apenas a cortina de fumo por detrás de conceitos tão simples como “desconfiança”, “perda de personalidade individual” ou, simplesmente “laivos de bimbalhice”. Como disse inicialmente, ninguém é obrigado a pertencer a qualquer tipo de rede social, nem ser discriminado por isso mesmo. No entanto, não perceber o contexto e, mesmo assim, querer participar numa visão distorcida da coisa é, por si só, chamar o ridículo para cima de si e, desse modo, colocar um foco onde podia apenas estar um legítimo vazio.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Morte à página pessoal do Casal X ou da Família Y no Facebook

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s