A dúvida eterna no fim da festa: Bazamos ou ficamos?

0b5d6fda9f0dd621f21a412c8ff95791d41a1780b19ad1b8df447f16e9fe6691

Sou só eu ou geralmente boa parte das pessoas tem uma certa dificuldade (não vou dizer cultural para não me armar em elitista) em colocar um fim à sua participação em eventos sociais, convívios ou seja lá o que for do género?

Ficam ali no vai não vai, hesitam, falta despedir de A, queria só dar uma palavrinha a B, se calhar ficamos só até à meia noite e trinta e dois, porque ir embora à meia noite e dezoito parece mal. Há uma certa incapacidade em reconhecer o preciso momento em que o ponto alto do evento já lá vai (ou desistimos da esperança que ainda venha a acontecer) ou a manifestar com prontidão física o que a nossa cabeça já está a dizer há algum tempo “É hora de ir embora”.

Depois é o cerimonial de boas maneiras ou o X que depende de Z à hora de saída que arrasta tudo durante mais um bom bocado. Curiosamente, a pressa que muito pouca gente tem para chegar a um determinado evento a horas é depois compensada no tradicional final penoso que dão à sua retirada.

No topo do bolo estão as pessoas que só quando dizemos que vamos embora é que decidem que é hora de falarem connosco tudo aquilo que adiaram durante várias horas. E muitas vezes, convenhamos, a espera não é propriamente recompensante.

É por estas e por outras que, em eventos de quinze para cima, sou apologista daquilo a que um amigo meu chama “saídas ninja”. Fala-se no limite com um dos responsáveis e depois, sem que ninguém dê por isso, pufff…desaparece. Obviamente que, por exemplo em jantares de quatro ou seis pessoas é difícil ser ninja sem parecer demasiado estranho mas, em situações mais compostas, faz maravilhas pela fase conclusiva da nossa vida social.

Anúncios

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s