O comentador e o rabo com efeito ‘mute’

Andar de autocarro fora da hora de ponta é porreiro. Mais espaço, menos pessoas e mais margem de manobra para observar o que se passa sem estar a dançar o tango com o utente mais próximo. Um clássico dessas rides fora do loop de trabalho é o velhote que comenta o que se passa e dá inputs sobre a carreira, a cidade e sobre o estado da nação em geral.

Hoje, num espaço de dez minutos, tive acesso a uma espécie de versão premium da coisa. Idoso bonacheirão, anafadito e bem arranjado, com vontade de transmitir conhecimento.

“A senhora vai sair no Campo Pequeno? Pois olhe que aqui no Campo Pequeno…” Segue-se uma curta dissertação sobre tudo o que as redondezas desta zona têm para oferecer.

“Pois, o motorista vai trocar. Eles agora têm um sistema por causa dos atrasos em que…” Segue-se curta abordagem sobre evolução técnica dos autocarros e controlo do trajecto e horários.

“Vai subir a pé até às Amoreiras? Olhe que aquilo é inclinado, mas há ruas piores…” Segue-se curta avaliação sobre ruas inclinadas na região de Lisboa, com incidência no tipo de piso.

“Pois, o módulo agora custa X. Mas também temos que ver o facto do passe custar Y, Z se fores reformado” Segue-se curta análise sobre evolução dos títulos de transporte numa perspectiva financeira, com reflexão sobre o impacto na sociedade em que vivemos.

 

E, de repente, o silêncio. Não estando no meu campo de visão directo, pensei que reflectia sobre o próximo tema. Levantei-me para sair e percebi que o tema era outro, pois à frente do velhote estava agora uma rapariga bem torneada que devia ter saído do ginásio e que trazia ainda umas calças justas. O silêncio brilhava nos olhos do senhor comentador.

Felizmente, pelo menos até eu sair, não ouvi nada do género “Hoje em dia trabalham-se muito mais os glúteos no corpo feminino…” seguido de uma curta exposição sobre a evolução do corpo feminino e da sua incidência nos índices de rebarba.

Anúncios

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s