Programas de estágio em exorcismos

Foi já há alguns dias que vi este vídeo, referente ao ‘Campus’ do INOV Contacto, um programa de estágios internacionais com o apoio do Governo de Portugal.

Para já, vamos dar completamente de borla a sua origem e a frase que o enquadra, pois se procurarmos lógica e bom senso num perfil de Facebook chamado Bocage 2.0, então a nossa gestão de expectativas está a precisar de ir à revisão.

Contudo, preocupa-me as estratégias de motivação / exercícios bacocos de integração que parecem saídos da Corrente da Possessão Demoníaca do Pastor Jurandir. Além disso, poderosas rimas como ‘Eu sou estagiário e o meu nome é Ernesto….´ ou ‘Puseram-me no espeto…’ (acompanhado de coreografia de espeto rotativo), ficam ali a meio passo da alucinação colectiva, ao que também não ajuda o tipo tresloucado que, com a fralda de fora, tenta exorcizar um demónio que se esconde algures na sala.

Conheço algumas pessoas que já participaram no programa mas, ou isto é novidade, ou nunca me contaram sobre estes rituais. Não sou apologista de cerimónias formais cinzentonas e paradas no tempo, mas isto parece-me despropositado. E se se lembram de instituir Campus do género para o subsídio de desemprego? Ou nos Centros de Pensões? Queres dinheirinho e emprego? Dança a macarena e diverte-te com a malta.

Alguém precisa urgentemente de rever o programa do Programa. Caso contrário temo pelas pessoas que estamos a mandar lá para fora.

Tens a certeza disso que dizes?

