A maldição do Powerpoint

Acho que, seja o moderno Keynote ou o clássico Powerpoint, há gente que devia ser proibida de fazer apresentações, isto no sentido de serem elas a usar o seu ‘bom gosto’ gráfico para proceder à execução dos mesmos.

Contra mim falo, que sempre fui mais uma pessoa de letras do que de grafismo e que só por circunstâncias várias (dar aulas, apresentar trabalhos) me vejo na condição de ‘fazedor de apresentações’. Ainda assim, tento ser o mais sóbrio possível e não dar grande margem para a coisa descambar rapidamente na loucura da apresentação que parece um misto entre a Disneyland, um ataque epiléptico e daltonismo agressivo.

Nos últimos tempos calhei a ter que presenciar um conjunto de apresentações feitas por pessoas que não nasceram para aquilo e todas tinham um claro problema – a malta esforçou-se demasiado. Foram ao poço do Clipart, ao lodo do banco de imagem, ao talho do tipo de letra, à inundação de texto, aos efeitos de transição vindos da Feira Popular e de tudo um pouco, desde que seja para dificultar a tarefa.

Contudo, acima de tudo, no campeonato dos defeitos malditos do Powerpoint e da apresentação está o que me irrita mais solenemente: malta que lê de fio a pavio os slides que está a apresentar.

Malta, quem está a ver a apresentação também está a ler, não é preciso. Resumam, expliquem, inventem, façam breakdance ou strip. Façam o que quiserem mas, se estiverem à minha frente, por favor não passem a apresentação a ler em voz alta a porra dos slides que estão a apresentar.

Obrigado.

Anúncios

Um pensamento sobre “A maldição do Powerpoint

  1. É como este post me tivesse saído da alma. Luto diária e incessantemente com o demo, sempre na esperança (vã, bem sei) que passe a ser um objecto vintage, que ninguém tem, que ninguém quer ter e que só venha a ser resgatado no futuro por uns quaisquer hipsters do século XXXV.

    #apresentacoesnaosaoparati #dedicateacoleccionarselos

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s