E um Top das palavras que fazem falta?

Tenho visto nos últimos anos alguma euforia em torno daquilo que é a “votação” da Palavra do Ano. Juntam-se umas quantas tendências, apanha-se ali algum hype dos meios de comunicação (doenças rulam) e um ou outro lobby de malta que se sabe mexer no digital e que de repente acha que, por exemplo, ‘diatribe’ é uma palavra que merece destaque.

Bem vistas as coisas, é fácil. Difícil seria fazer o percurso inverso, procurar saber quais as palavras/expressões que fazem mais falta, seja no mais comum dos encontros ou no mais pessoal dos momentos. E digo mesmo fazerem falta no sentido das conversas das pessoas e não numa distante análise de moral criada no vácuo.

Será que dizemos ‘obrigado’ como e quando é suposto as vezes que é preciso?
E pedir ‘desculpa’ é só um reflexo ou algo que, quando sentido e sincero (e até compreendido), é mais raro do que se pensa?

‘Se faz favor’, sem ser uma ordem, ‘amo-te’ sem ser um lugar comum, ‘errei’ como um acto espontâneo. ‘Conta comigo’ sem ser no vazio, ‘amigo’ sem ser um título.

É só um exercício, mas numa altura em que tanto se escreve em modo social, a frequência de certas palavras não é sinal que estamos a valorizar mais as pessoas mas talvez de que muitas palavras perdem força e não são usadas nos momentos em que podiam fazer a diferença. Por isso, quem quiser que vá pensando nas palavras que gostava de ouvir mais vezes e no final do ano, talvez mais cedo se vos apetecer, façam uma lista e partilhem. Pode ser que em vez de haver só mais um top de tendências haja um que possa realmente fazer sentido para o dicionário que por vezes é a nossa vida.

Anúncios

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s