Eu antes fazia coisas, agora faço listas

Há pessoas que adoram listas e vivem para as listas que fazem ou para fazer listas, consoante o ângulo. Eu não sou era esse tipo de pessoa e tenho a bailar na minha cabeça a vaga ideia de que isto da paternidade que se aproxima tem alguma coisa a ver com isso.

É que até há pouco tempo, as listas a que eu me dedicava dividiam-se basicamente em dois grupos: básicas ou lúdicas. As listas básicas, como o seu nome indica referiam-se a coisas tão simples como compras ou de afazeres profissionais para um determinado dia (não sou fã de agendas e não gosto do telemóvel a debitar lembretes de hora a hora).

Já as lúdicas têm muito mais que ver com debates teóricos e exercícios de pura argumentação facciosa, como “top 10 de filmes”, “livros que voltavas a ler”, “jogadores brancos da NBA com menos de 2 metros”, “sabores de gelados”, “5 trocadilhos duvidosos com a palavra tomate” ou “5 mulheres desertas para levar para ilhas sexy”. Não adiantam muito, mas também não atrasam nada.

Só que, hoje em dia, dou por mim a fazer listas, a rever listas e a criar listas de listas que não se enquadram em nada disto. É a lista das malas A, B e C que têm que estar prontas no dia D. Isto no intervalo da lista do que ainda falta no quarto X, lista essa que parece da quinta dimensão, pois quanto mais se faz, mais ela aumenta na parte do “a fazer”. Depois há a lista com N coisas que o Sr.N tem para fazer quando vier cá arranjar mais não sei quantas cenas que me fazem pensar se não devíamos falar antes com o Sr.Hércules, mais habituado certamente a certos trabalhos. Havia também uma lista da IKEA, mas essa sucumbiu depois de ter levado várias vezes com uma poltrona Strandmon em cima.

E sei bem que me estou a esquecer de algumas mas, para ter a certeza, precisava de ir verificar a lista das listas, mas isso agora não me apetece.

Tens a certeza disso que dizes?

