O satélite de Shaolin

Lembro-me muito bem da primeira vez que o ouvi. Estava em Alcântara, junto ao que é agora o Centro de Congressos e fui apanhar boleia de um amigo. Entrei no carro e lá estava ele a dar, o Shaolin Satellite, dos Thievery Corporation.

O carro não era assim tão moderno, portanto aquilo era uma cassete e, depois de perguntar quem eram aqueles tipos, pedi-lhe para rebobinar a dita cuja. Ele não tinha o início do álbum (Sounds from the Thievery Hi-Fi), mas a conjugação dos dois primeiros temas (o 2001: Spiff Odissey e este) caiu-me logo no goto. Como são extensos, na altura pouco mais ouvi do álbum, mas pouco depois já tinha orientado um CD para o poder ‘replicar’ para mim.

Desde então, sou apreciador de grande parte do que os Thievery têm lançado e no último Sudoeste em que lá pus os pés, essencialmente para ver The Roots, tive direito a ver estes senhores ao vivo e comprovar, uma vez mais, que não são só dois DJ’s a fazer as suas misturas por detrás de mesas e computadores. Instrumentistas, vocalistas em bom número e animação garantida e a confirmação de que estes anos todos de relação musical têm sido bem empregues.

Mas, aquela história de não haver amor como o primeiro, tem aqui a sua razão de ser, porque entre todos os que já ouvi e dos quais gosto, este tema continua a estar no topo de playlists que faço para os mais diversos momentos, desde som de fundo enquanto trabalho a companhia em corridas a solo.

E como acho que se conjuga bem com fundo de arvoredo, hoje ao fim da tarde vai competir com um podcast (sim, agora dá-me para isso quando corro) enquanto banda sonora oficial. E, se porventura me perder no meio da mata, pode ser que o satélite de Shaolin ajude o GPS.

Tens a certeza disso que dizes?

