Bricolage – 0 Letras – 1

Não raras vezes a minha mãe solicita o meu arcaboiço, registado em cerca de 1,85m, para um conjunto de favores/pedidos/tarefas e arranjos domésticos que envolvem por norma acartar, arrastar, pendurar ou transportar algo para o qual, segundo ela, ‘tenho bom corpinho’.

Frequentemente a minha irmã pede-me ajuda para resolver problemas de software e hardware. Felizmente, nunca para situações de underwear.

Lá em casa, sou regularmente confrontado com alguma inépcia da minha parte ao nível de instalações eléctricas, dotes de jardinagem, isolamento e revestimentos, entre outros.

 

Eu sou o tipo que esteve prestes a chumbar a Educação Visual por preferir fazer banda desenhada abstracto-satírica em vez de formas geométricas. Eu sou o tipo que deu muito bom uso às ferramentas de Técnicas Oficinais, usando-as para rebentar um cadeado e abrir um armário onde ‘pedi emprestado’ um candeeiro já feito no ano lectivo anterior, ao invés de completar o meu. Eu sou o tipo cujo projecto de Olaria se chamou “Os Cacos”, uma obra que resultou de andar a partir peças antigas com uma tábua nas traseiras da escola (ainda bem que sempre fui bom a atribuir conceitos e significados às coisas).

Eu não sou o tipo a quem deves pedir obras de bricolage, cenas de biscateiro ou de moderno handyman. Sou aquele a quem, à falta de melhor, podes pedir para rever cartas de candidatura, fazer frases para ganhares passatempos, suavizar emails raivosos em situações oficiais e privadas, desenvolver processos de naming, gerar headlines, construir spots e a quem podes reclamar, se alucinares um pouco, pelo facto de já dever ter escrito algo mais desenvolvido que contos, sketches ou guiões.

A minha bricolage é com letras e, se um dia conseguir, hei-de pendurar um quadro com esta frase.

3 pensamentos sobre “Bricolage – 0 Letras – 1

      • m****, que já me aconteceu isso…

        e continuo a ter medo de deitar a casa abaixo com um berbequim. eu, que já lixei uma parede a pregar pregos-amigos-do-senhorio.

        mas arranjo torneiras e autoclismos (talvez, só porque não goste de meter água).

Tens a certeza disso que dizes?

