Todos temos um Captain Obvious por perto

Na cultura da Internet, é fácil perceber a popularidade que um Captain Obvious tem. Não é a melhor das popularidades, mas também não se podia esperar muito mais de alguém cuja faceta principal é constatar o óbvio como se da descoberta da pólvora se tratasse.

No entanto, se fizer uma análise simples, descubro que a Internet apenas tornou mais óbvia a existência de tantos Captain Obvious, passe a redundância. Basta-me olhar para trás e ver que, seja em ambiente académico ou profissional, já desde o tempo da escola primária que qualquer um de nós já teve (tem) um desses espécimes por perto.

E, quanto mais os tempos são incertos, mais se dá a sua multiplicação como coelhos.

Eram eles que perguntavam na primária se não ter erros no ditado era bom, depois da professora ter dito que ia fazer um ditado para ver quem não dava erros. Eram eles que no secundário perguntavam em História se a táctica do quadrado podia ser considerado um momento militar do caraças, depois de duas aulas inteiras de elogios a Nuno Álvares Pereira e à Padeira mais fixe pré Padaria Portuguesa.

Nas faculdades, nada dinamizava uma cadeira tipo Sociologia como ouvir o eco redundante das considerações sobre Comte ou Saint Simon enquanto precursores da Sociologia moderna. ‘Podemos então considerar Comte um dos pais da Sociologia?’, ouvia-se no ar enquanto se suspirava pelos tempos em que a eugenia era socialmente aceite.

O loop repete-se, nos estagiários à procura de brilhar um bocadinho mais na busca da migalhinha de reconhecimento que um dia os pode tornar ex-estagiários não sinónimos de desempregados e nas reuniões de gente criativamente descomplexada, mas firme crente na teoria de que dizer o mesmo por outras palavras imediatamente a seguir a ouvi-las nos torna eloquentes e nos faz passar por perspicazes ou, simplesmente, graxistas.

Well done Captain Obvious, o teu legado está assegurado.

Anúncios

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s