A ‘sedução’ da linguagem de xadrez

Quando percebemos de um assunto (ou queremos passar essa noção) é fácil deixarmo-nos levar e começarmos a falar como xadrezistas. Na corrida é gente que fala de paces, pronações , desnível acumulado, electrólitos ou VO2max. Nas Finanças são artistas que nos falam de códigos CAE, campos 440 em anexos H ou retenções marginais.

Chegas ao meio profissional que frequentas e há quem tire muito prazer em falar de customer journeys, KPis, content engaging awareness e SOPHOLOMO.

E, da literatura à culinária, podem somar-se exemplos da sedução da linguagem própria da actividade. Consoante os dias, a coisa pode tornar-se mais ou menos irritante, gerar um ligeiro rosnar ou ficar-se apenas por um suspirar e encolher de ombros.

No entanto, onde a coisa me chateia mesmo é quando, sem respeitar os vários níveis de interlocutores, o emissor de uma dada mensagem, liga o complicómetro e debita algo que, de forma simples, devia ser apenas isto:
‘Em virtude da remodelação de gabinetes da nossa instituição, irá ter lugar uma reorganização dos mesmos. Até dia X será necessário que consultem as alterações em detalhe, para que possam tomar as medidas necessárias.’ – E depois colocar um anexo muita divertido com a informação toda.

Só que o que se passou foi isto:

‘Em virtude da remodelação de gabinetes da nossa instituição, irá ter lugar uma reorganização dos mesmos. Deste modo, as áreas de DM e PS irão para a sala 1L2 e a área de NM passará a ocupar parcialmente o 2L9. Em virtude disso o lounge passará para a sala 1L4 e as salas 1L6 e 2L3 ficarão reservadas a reuniões. Já a sala 2L1 ficará para o GrupoV e para a Faixa3. No 2L7 ficará o GMCFX.
As outras salas, para já não sofrem alterações.’

Sendo eu um indivíduo que apenas frequenta estas instalações de forma muito específica e sazonal, para além de ficar a leste neste campeonato de batalha naval e siglas, fiquei sem saber se respondo com um obrigado ou com uma defesa siciliana.

Anúncios

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s