Papá podcaster – 1 Papá leitor – 0

Não tem sido um duelo fácil. Entre as várias actividades, o tempo disponível insiste em escassear e estamos numa época em que tenho tentado ser bastante espartano em relação ao cumprimento mínimo de horas de sono.

A segunda metade do ano, preenchida em grande pelo mini cidadão não tem sido bondosa para os índices de literatura. Não é que compense, mas tenho tentado bombar em podcasts nos tempos possíveis, não incluindo obviamente ao jantar, sob o risco de poder ler com detalhe o que estás escrito num chinelo de porte feminino que seja arremessado violentamente na minha direcção.

Um dos troços favoráveis a podcasting tem sido o caminho que faço com mini cidadão no carrinho a caminho do seu part time no berçário. Quando não vai a dormitar, o jovem artista vai entretido a ver a paisagem no nosso circuito de 10-15 minutos e chegamos até a trocar sorrisos e algumas palavras, se bem que ele ainda não trabalha bem a sua capacidade de se fazer entendido. Pelo meio, e no percurso posterior até ao trabalho, vão-se despachando uns episódios.

Se tiverem sugestões de podcasts, avancem sem medo, que a livraria tem espaço, se têm sugestões de livros, atirem-mas à cara, é possível que lá mais para o Natal consiga despachar alguns volumes. Até lá, vou começar a tentar segurar livros com os pés.

2 pensamentos sobre “Papá podcaster – 1 Papá leitor – 0

  1. Ultimamente até consigo arranjar espaço de leitura, mas fico muito indeciso entre artigos vs livros, tenho imensos livros a meio :}

    Em relação a escutas, às vezes oiço audiobooks, mas só não-ficção – é bastante prático. Em relação a podcasts, além dos suspeitos do costume, descobri um de entrevistas com escritores (não-ficção) que é o Longform, tem nomes interessantes, sobretudo de críticos (Wesley Morris, Andy Greenwald, Emily Nussbaum…). Por falar em Wesley Morris, o episódio dele do novo Bill Simmons Podcast é :,) .

    Continuando nos podcasts, tenho cortado um pouco na cultura pop e tenho andado numa onda de querer ouvir pessoas com percursos / carreiras interessantes. As entrevistas do James Altucher têm umas boas (Seth Godin, Dan Ariely, Ryan Holiday). O Tim Feriss às vezes também acerta (v. entrevista como Seth Rogen e o Evan Goldberg).

    Nos “clássicos”, o Marc Maron a falar com o Keith Richards também é especial (e nem sou fã dos Stones), e a entrevista com o Ian Mckellen é uma delícia.

    O que tens andado a ouvir?

    • Já tens aí uma boa base – Eu, ao nível de Audiobooks, ainda não estou completamente rendido, só mesmo em coisas específicas.

      Tenho lido várias coisas online, mas eu sou um gajo que gosta de ter um bom livrinho nas mãos para a luta do quotidiano 🙂 – Então e o fim do Grantland pá? O Simmons ajudou a dar uns tiros no porta-aviões (ele próprio se ia ‘gabando’ disso no podcast dele), mas a ESPN nem se esforçou muito, foi mesmo mandar para abate.

      Isso lixa-me o podcast do Zack Lowe, dos meus favoritos ao nível de NBA, sendo que há um episódio extra nerd, em que ele e um convidado fazem um super quiz sobre quem sabe mais sobre o Seinfeld (tb oiço o Lockdown da ESPN, em termos desportivos a la basket).

      Tenho espreitado o Simmons, mantendo um dúbio interesse por futebol americano, ouvi algumas coisas mais antigas do Freakonomics Radio, espreitadelas no Nerdist e tenho em standby o Le Show do Harry Shearer e o do Bill Maher.

      Depois tenho um exército de bookmarks, mas ainda estão na reserva 🙂

Tens a certeza disso que dizes?

