O drama de alguém que nunca desmaiou

Nunca desmaiei.

Já me vomitei todo, aliás já vomitei até de dor, já delirei com febre, já vi até episódios de novela da TVI inteiros mas, até agora, nunca desmaiei.

No entanto, já ouvi relatos de muitos desmaios, já vi gente a desmaiar à minha frente, já agarrei até em pessoas que estavam a desfalecer, tendo até o cuidado de não tirar fotografias divertidas aproveitando o seu desmaio. O que não me ajuda a perceber melhor a sensação, já que as descrições são mais ou menos generalistas, mas o efeito não tem propriamente a mesma força quando é descrito.

Nos últimos dias, a propósito de coisas de trabalho, questionei colegas, amigos e até palhaços neste circo que é a vida, para saber se já tinham desmaiado e, se sim, quais as razões na base do evento. Eis as razões mais citadas:

Tensão Baixa / Quebra de Tensão
Eventos traumáticos (choques, acidentes, pancadas, etc)
Coisas relacionadas com sangue (tirar sangue, ver sangue, beber sangue em rituais voodoo, etc)

A melhor resposta fora da média: desmaiar de desgosto
(a coisa foi dita de forma sincera, não dando para a interpretação de ‘a minha avó ofereceu-me meias horríveis pela 124ª vez e eu desmaiei’)

Contudo, já que não desmaio e as motivações principais escapam um pouco ao meu domínio, uma vez que não tenho problemas de tensão, o sangue não me faz impressão e não estou disposto a investir em eventos traumáticos de propósito (nem a solicitar pancada na cabeça a la carte), a minha curiosidade passa a: e que razões comprovadas, como a do desgosto, já terão acontecido factualmente e estiveram na base de desmaios.

É que já que estou excluído da coisa, pelo menos posso maravilhar-me com realidades alheias de cair para o lado.

3 pensamentos sobre “O drama de alguém que nunca desmaiou

    • Mas isso é bonito, no sentido trágico-cómico dessa idade. Pode não fazer maravilhas pela reputação social, mas é bonito. Refiro-me obviamente à parte do amor, não das quebras de tensão).

      E depois vê o progresso, por exemplo se no domingo eu fosse fazer o percurso que vais fazer com aquela rapaziada, muito possivelmente tinha que vir cá fazer uma adenda a falar sobre o meu primeiro desmaio e para ti será certamente um passeio 🙂

  1. Sérgio, olha eu tbem nunca tinha desmaiado ate semana passada, eu estava no banho e de repente me deu um a acesso de tosse, sem qualquer aviso, como tonturas etc…, acordei, provavelmente alguns minutos depois, de joelhos no piso do banheiro, o que senti de imediato foi uma dor na testa, no peito e nos joelhos, levei uns 10 segundos pra me orientar, nao lembrei de imediato que estava de pé tomando banho, levantei, desliguei o chuveiro, pelos meus ematomas, eu, provavelmente por falta de oxigenio no cerebro, pois estava tossindo, desmaiei, bati a testa, e cai de joelhos, nao foi uma coisa boa, mas, aconteceu…. evandro.

Tens a certeza disso que dizes?

