A plasticidade da arte de dizer bom dia

Há quem diga que dizer bom dia é sinal de educação. Creio que é uma visão correcta, mas simplória da coisa. Dizer bom dia, na realidade, é um desafio que implica de facto educação e o cumprir de um ritual mas, acima de tudo, é a arte plástica de transmitir ao interlocutor todo um conjunto de sensações subjacentes.

Dito comme il faut, há o bom dia enérgico, típico (e por vezes irritante) das morning persons. Há o bom dia sensual, há o lado negro do bom dia sensual, que é o bom dia excessivamente meloso e viscoso.

Há também o bom dia vai-te foder, muito parecido com o bom dia vai à merda, mas um pouco mais agressivo.

Há o bom dia vou-te lixar daqui a bocado e há até o bom dia da bruxa da casinha de chocolate (o bom dia armadilhado). Há o bom dia picador de gelo, normalmente transita de assuntos mal resolvidos no passado.

Há bons dias que querem dizer adeus e bons dias marinados em desprezo. Há o bom dia envergonhado que mal se ouve e o bom dia alarve de macho (an)alfa(beto).

Há o bom dia de segunda, que começa a ser dito a ti mas acaba a ser dito a alguém mais interessante/importante que entretanto apareceu.

Há o bom dia caguei para ti, que é como quem diz ‘bom dia’ mas podia estar a dizer ‘salame com banana’ e há o bom dia depressivo, em que se ouve bom dia dito em tom de I hate myself and I want to die e se calhar levo mais uns quantos comigo.

E isto é só uma amostra matinal, não inclui sequer o boa tarde, o boa noite e o ‘então, tudo bem?’ que não é uma pergunta mas sim uma frase que não se quer ver respondida.

Anúncios

Um pensamento sobre “A plasticidade da arte de dizer bom dia

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s