Quando a fé vive por debaixo de um clube de snooker.

Os caminhos do Senhor, embora muitas vezes insondáveis, noutros casos vão dar a clubes de snooker no 2º andar de prédios. Vejamos a parábola da ‘Fé no Quiz’:

Sexta feira fui experimentar um formato novo de quiz que, calhou bem, teria lugar num clube de snooker que fica a dez minutos a pé de minha casa. Lá fui eu cheio de fé e isso deve ter-se sentido no ar.

Ao chegar à porta do prédio, um senhor de alguma idade vai a entrar à minha frente. Pensei logo: ‘Um veterano…deve ser forte a História, Geografia, porventura alguma Música Clássica e…’

‘O amigo é da Igreja?’ – o velhote sorriu para mim e, com essa entrada, quebrou-me logo o pensamento.
‘Eehhhrr…Não…’
‘Mas vai ser!’ Disse ele, lançando-se aos primeiro degraus sem perder o sorriso.
‘Pois…nunca se sabe’ – Sérgio usa a famosa táctica de conversa mole altamente vaga.

Estamos no primeiro andar, eu pretendo ir para o segundo, velhote evangelizador bloqueia-me no patamar.

‘Então, já está perto e tudo’ Sorri novamente e, como que por magia, abre-se uma porta e lá dentro, resplandecente, o Arcanjo Gabriel toca uma trompeta.
Mentira, foi só um negão, para aí com 1,90m que abriu a porta e tinha o telemóvel a tocar com um mambo qualquer.
‘Talvez ao descer, que eu agora tenho de subir’ – Com uma boa finta de corpo escapei-me a um possível abraço fraternal e lá fui eu escada acima, rumo ao clube de snooker.

Ainda ouvi uma voz a dizer lá atrás ‘É quando as pessoas vão descer que nos procuram mais…’ Juro que se tivesse olhado, ele estaria a sorrir, agora na companhia do Arcanjo Negão.

Posso dizer que o resto do serão foi agitado, o primeiro quiz correu uma bosta, os gajos do clube de snooker puseram-nos for a sob falsos pretextos e não posso negar que, ao descer as escadas não pensei que a porta da fé não se fosse abrir e não estivesse lá o velhote de braços estendidos. Tal não aconteceu, e a segunda parte do quiz, improvisada numa esplanada ali perto, correu lindamente.

Moral da história: Não reneguem a fé no primeiro andar, quando no prédio têm outros assuntos a tratar.

2 pensamentos sobre “Quando a fé vive por debaixo de um clube de snooker.

Tens a certeza disso que dizes?

