One piada hit wonders

O conceito de one hit wonders é, normalmente,  associado ao mundo da música. Trata-se de um fenómeno curioso e triste ao mesmo tempo de pensar que numa carreira toda dedicada a algo, só se safou um título a nível de sucesso. Bem, pode sempre dizer-se que ter um sucesso é melhor que não ter sucesso nenhum, mas não sei se o sabor efémero do sucesso não deixa um travo mais amargo para tudo o que vem a seguir.

E isto não se aplica só a música pop de trazer por casa, se estivéssemos a falar de ópera era estar a dizer que o Mascagni e o Leoncavallo só produziram uma ópera de real sucesso, quando tal não é verdade, apesar de também não ser mentira, especialmente para quem como eu só tem um conhecimento superficial da área.

Aplicando transversalmente o conceito a coisas mundanas, penso naquelas pessoas que se esforçam imenso por ter piada. Não me refiro às que são naturalmente engraçadas ou às que sabem tirar partido de certas situações para fazer humor. Falo das pessoas que, não sendo bafejadas por esse dom (e fazer rir da melhor forma, é um dom), insistem, insistem, disparam, disparam, tentam, tentam…

…até que um dia, por alguma conjugação de efeitos, têm uma tirada, participam num momento em que conseguem ser bem sucedidos. Numa análise racional, toda a gente à volta, incluindo essa pessoa, sabem que aquilo não se vai repetir, quanto muito terá o carácter cíclico de um cometa Halley, mas desfrutam do momento e seguem com a sua vida.

Já o autor da piada, preso nesse loop, tenderá a tentar replicar esse momento, redescobrir os ingredientes mágicos, na esperança de voltar à alquimia do humor. E falhará monumentalmente, porque uma boa piada repetida por alguém sem dotes humorísticos, é como peixe cozido reaquecido no microondas – a magia não vai acontecer.

Anúncios

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s