Princípios sobre o fim

Grande série, grande enredo, grande originalidade na abordagem ao tema mais funesto de sempre, a morte e os seus derivados. Estou a dever-lhe uma visita, apesar da fritadeira tortuosa que lá para o meio me levou a questionar a lealdade à série – não me chocam séries com base em sofrimento, aborrecem-me conteúdos feitos para explorar o sofrimento do espectador de forma continuada e gratuita (Von Trier, estás a ouvir?).

Oiçamos Thomas Newman.

Este genérico é, gráfica e musicalmente, de uma sintonia perfeita com o espírito da série. Não vou para aqui começar a desbaratar semiologia de vão de escada, mas no que a esta música diz respeito, Thomas Newman – o seu compositor, viu o seu trabalho reconhecido com distinções de topo. Valha-lhe isso, porque este senhor já foi nomeado 14 vezes para o Óscar de Melhor Banda Sonora e ganhou cerca de zero vezes.

Talvez isso lhe seja indiferente, desconheço em absoluto, mas sou apreciador de quase todas as bandas sonoras que criou, acima de tudo pelo seu tom. A música é, a meu ver, ‘a pele’ do filme, aquilo que o reveste e lhe dá boa parte do lado sensorial que absorvemos e Newman parece-me sempre capaz de dar o sentimento necessário aos seus filmes, sem ser apenas uma bolacha mole recheada de emoções exageradas.

Não éo  único, claro está, mas eu também sou de fases e deu-me para revisitar uns quantos dos seus temas esta semana. A ele voltaremos lá mais à frente.

3 pensamentos sobre “Princípios sobre o fim

    • Por norma, o sôr Newman tem presença em filmes com boa carga emocional, por exemplo, foi nomeado pelo Shawshank Redemption, pelo American Beauty ou o Road to Perdition. Mas também por filmes de animação, como o Wall-E ou o Finding Nemo, que são registos bastante diferentes.

  1. Pingback: O destino no voo de um saco de plástico | A Normalidade

Tens a certeza disso que dizes?

