O destino no voo de um saco de plástico

Esta é uma cena do filme American Beauty e o diálogo que a acompanha é envolvente e enquadra-se perfeitamente na imagem (e sim, este tema é do Thomas Newman). No entanto, gosto sempre de vê-la nesta versão, só música e o acaso do destino em forma de saco de plástico.

Para além do filme em si, será ele uma metáfora, uma réplica esvoaçante daquilo que pode ser o nosso destino nas mãos de factores que não controlamos? Ou é apenas aquilo que é, um brinquedo inanimado nas mãos da natureza?

Oiço-a frequentemente quando quero relaxar um pouco e deixar ir com o vento questões sobre as quais não tenho resposta e, se há uma boa altura para isso é sempre o eixo entre final de Julho e início de Agosto, infelizmente por motivo menos bons. Mas o futuro olha-se de frente e não com a cabeça em baixo.

A verdade é que não sou fatalista, nem determinista e, pela mesma razão que não tenho medo de andar de avião (se nada, depois de estar lá dentro, depende do meu controlo, para quê stressar) não me preocupo com aquilo cujas minhas acções não possam afectar em nada o seu desenlace. No entanto, por vezes penso no acaso das coisas e nas variáveis que podem ou não ter contribuído para a ocorrência de um evento.

Palavras como ‘sorte’, ‘azar’, ‘destino’ ou ‘fé’ assumem contextos e força diferentes dependendo de quem os utiliza. Mantendo uma mente aberta, podemos navegar pelo meio dessas diferentes forças e aceitar convicções diferentes sem nos rendermos totalmente a nenhuma. E embora tudo ista seja um processo muito lógico, perfeitamente enquadrável na minha maneira de ser, às vezes mando tudo às malvas e fico simplesmente com saudades de um amigo, saudades essas impossíveis de matar.

E, por mais ridículo que possa parecer, a ideia de um saco nas mãos do vento levado para longe de forma brusca mas, ao mesmo tempo, graciosa acalma-me o espírito.

Sem culpas.

Sem explicações.

Sem dramas.

O futuro olha-se de frente, mas não há mal em olhar para trás por um momento e suspirar um pouco pelo passado.

Anúncios

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s