Os seguranças da insegurança

 

 

Ao que parece, o MAI mandou fechar o Urban.

Já não é mau que entidades diferentes se juntem e tomem uma decisão que, dado o historial da casa, já era devida há algum tempo.

Agora, para além das batalhas legais que se devem avizinhar, falta resolver um problema histórico: Quem efectivamente regulamenta a actividade de ‘segurança’ de discoteca? As empresas de segurança, que operam no ramo têm formação diferenciada para o local onde os seus funcionários prestam funções ou a escolha é em função do cabedal e agressividade dos mesmos?
A meu ver, a palavra ‘segurança’ é apenas uma das vertentes envolvidas num trabalho que obviamente não é fácil, mas também não é um complemento para enfardar malta à discrição, quando o ginásio e os desportos de contacto não chegam.

É que o Urban fecha, um ou dois destes artistas vai presente a tribunal se a coisa correr bem, mas a empresa de segurança continua a poder manobrá-los por entre várias casas e estabelecimentos em que opera. Quem segue, avalia e determina quem pode ou não continuar a exercer este tipo de funções?

Obviamente, a gerência não é isenta e a desculpa de ‘foi um problema de segurança na via pública’ é apenas afirmar que não se tem mãos nas pessoas que se contrata ou sub-contrata. O gerente queixa-se de julgamento na praça pública, mas o mesmo poderia ser atenuado ou evitado com medidas atempadas e divulgadas. Queixas constantes da agressões de pessoas e vídeos a comprová-las não deviam ser o motor da acção. Mas pronto, veremos se há um passo de cada vez rumo a algo melhor.

Agora vou voltar a indignação contra a chuva e já volto.

 

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s