Madrugada, na paragem do autocarro

Quando corro de madrugada pela cidade, passo várias vezes por paragens de autocarro. Isso não é propriamente um feito digno de menção, não fosse pelo pormenor de que as pessoas que nelas encontro serem bastante diferentes da fauna das horas de ponta. Não há grande espaço para o estilo e para o cenário, basicamente temos dois grandes grupos.

IMG-5701

O primeiro, maioritariamente mulheres, tem o ar cansado de quem está possivelmente a terminar um horário de trabalho ou então, prestes a começar uma última etapa do mesmo. Normalmente carregam sacos e olheiras de considerável peso e não perdem tempo a falar, concentrando a energia que ainda têm no horizonte, tentando vislumbrar o autocarro que teima em não chegar.

O segundo grupo é composto por gente já de alguma idade, a maioria também mulheres, mas com mais presença masculina. Também carregam sacos e pastas antigas de cabedal falso, prontos a embarcar noutro tipo de viagem – uma espera qualquer numa consulta de hospital, o reservar do lugar numa fila de um qualquer organismo público ou, simplesmente, a procura de convívio com outros. Também não falam muito, mas do pouco que oiço quando nos cruzamos, desabafam sobre a vida, sobre a morte e sobre a doença com velhos conhecidos daquela paragem.

Acho que no meio desta mescla, não há grande espaço para narrativas joviais e divertidas. São 6 da manhã e estás numa paragem de autocarro, o programa não promete. Ainda assim, gosto de pensar que a minha passagem levanta um novo tema, um comentário ou um abanar de cabeça que ajude a passar o tempo até vir o autocarro. Podia até esperar um sorriso, mas é provável que a vontade de rir não apanhe o autocarro a essa hora, muito menos para ver gente estranha passar a correr.

 

Tens a certeza disso que dizes?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s