Plantar uma árvore ou cannabis? Dúvidas nos objectivos de vida

Toda a gente conhece os clássicos objectivos de vida: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Correr uma maratona de costas enquanto se faz malabarismo ainda não está na lista, mas parece-me algo que deixa uma pessoa a sentir-se realizada.

Posso dizer, com relativa confiança, que os dois primeiros objectivos da lista não me assustam e são coisas que assumo como realizáveis. A questão da árvore e sua respectiva plantação é que me deixa algo inquieto.

Plantar uma árvore hoje em dia já não é tão simbólico como já foi, há empresas que usam esse truque para fingir que são ecológicas e tudo. A par disso, os entusiastas das hortas biológicas e dos canteiros hipster de ervas aromáticas riem-se da minha cara se lhes disser que pretendo plantar uma árvore.

Debatia-me com esta questão, quando vi este gráfico:

most-valuable-cash-crop-infographic

E aí a minha perspectiva mudou e fiquei na dúvida: ter um filho acarreta despesas, escrever um livro já se sabe que não dá dinheiro a ninguém e se o universo não se alinhar como é suposto acabas a bancar uma edição de autor que até apita. Como tal, entre objectivos de vida, como é possível tirar lucro do “plantar uma árvore”? (a criancinha trará os benefícios emocionais, o livro os benefícios do ego)

Será “plantar um km2 de cannabis” a solução? Ou, vá lá, 5 metros quadrados?(vamos deixar a coca de parte, que isso por norma acarreta um grupo de gente com vontade de te matar pelo caminho) (e vamos também deixar as papoilas do ópio, porque papoilas já é uma coisa muito próxima de concursos florais e isso não deve ser objectivo de vida para ninguém).

Vou tentar reunir opiniões ou, quem sabe, um grupo de agricultores urbanos com vontade de realizar objectivos de vida diferentes.

Um pensamento sobre “Plantar uma árvore ou cannabis? Dúvidas nos objectivos de vida

Tens a certeza disso que dizes?